domingo, 21 de junho de 2009

O QUE É HIPERTEXTO

Hipertexto é um modelo de como se lê ou de como a mente funciona para algumas atividades. Sua estrutura global supõe objetos discursivos ordenados, com significados que permitam ao leitor, o mínimo de esforço para criar seu próprio trajeto de leitura através de conexões (links),esses nós podem ser páginas
imagens, palavras, gráficos ou partes de gráficos, sons, e estes podem te levar a outras informações, se tornando assim também, hipertextos.
Um hipertexto é um texto que possibilita a passagem do discurso verbal ao não verbal, por meio dos fragmentos de informação textual. O mais conhecido sistema de hipertexto na atualidade é a World Wide Web, isso não quer dizer que seja o único.
Para um hipertexto, são consideradas algumas características fundantes e fundamentais como a intertextualidade, a descentralização e a intratextualidade a velocidade, a precisão, a interatividade, a acessibilidade, a transitoriedade e a organização multilinear.
O hipertexto veio de encontro ao que SILVA afirma. Para ele, hoje, devido a cibercultura um novo leitor existe, aquele que salta de um ponto a outro fazendo seu próprio roteiro de leitura interdisciplinar.



Bibliografia
RIBEIRO, Ana Elisa.Trabalho apresentado no GT Hipertexto: que texto é esse?, no XI Simpósio Nacional de letras e Linguística e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, Uberlândia, nov.2006.
DIAS, Maria Helena Pereira. Texto disponível em:http://www.unicamp.br/
RAMAL, Andrea Cecilia. Ler e escrever na cultura digital. Disponível em http:// www.revistaconecta.com/ destaque/edição04.htm
SILVA, Marco. Reinventar a sala de aula na cibercultura. Pétio Revista Pedagógica, anoVII,nº26 maio/julho 2003.
Texto disponível em: pt. wikipedia.org/wiki/Hipertexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário